Buscar
  • Luis Piccardi

Entenda a relação entre Segurança do Trabalho e estratégias de endomarketing


O endomarketing é uma estratégia institucional voltada para ações internas de uma empresa. Ele tem como objetivo melhorar a imagem da instituição junto a seus colaboradores, principalmente, para solidificar a equipe e diminuir a taxa de turnover.

Para reduzir essa taxa, que representa a rotatividade de funcionários, é importante criar a imagem da empresa identificando seus pontos positivos para incentivar os profissionais a se manterem nela, bem como atrair novos profissionais qualificados.

Equipamentos simples e baratos podem fazer uma grande diferença na vida de seus colaboradores, como óculos de segurança epi. Porém, além de possuir e distribuir os equipamentos, é importante fazer o time compreender a importância de usá-los.

Também conhecido como marketing interno, o investimento nessa área tem relação direta com a influência da equipe dentro da empresa. São as pessoas que terão um contato diário com todos os processos, portanto devem estar motivadas para melhorar a produtividade.

A comunicação é essencial para uma série de atividades relacionadas à empresa, e é uma importante ferramenta para evitar acidentes de trabalho.

As normas e procedimentos padronizados para a segurança do local e da equipe não são funcionais se não houver um trabalho de base identificando as principais ações a serem tomadas.

Algumas empresas especializadas em segurança do trabalho e saúde ocupacional podem oferecer uma série de cursos e treinamentos para adequar sua equipe, identificando os principais pontos da empresa a melhorar e trabalhar em cima.

Nesse aspecto, a segurança do trabalho anda lado a lado com o endomarketing, conscientizando e incentivando práticas mais seguras no dia a dia.

Detalhes importantes sobre a Segurança do Trabalho

A Segurança do Trabalho é uma ciência baseada nas práticas tomadas por empresas e aplicadas durante o serviço para proteger os trabalhadores durante seu efetivo exercício.

É, basicamente, uma forma de empreendedores promoverem mais saúde e qualidade de vida para seus funcionários.

Isso inclui não só a saúde física de seus colaboradores. Uma clínica de psicologia especializada em casos trabalhistas também pode ser essencial para um melhor clima dentro de sua equipe.

Diversas ferramentas podem ser utilizadas para este fim, como palestras, treinamentos, workshops e outros investimentos com equipamento e serviços de segurança efetuados pela empresa.

No Brasil, diversas leis e normas regulamentam o padrão da segurança no trabalho, tanto em práticas quanto em materiais, como os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Mais do que avaliar a situação depois de acontecer um acidente de trabalho, toda a legislação trabalha em uma base preventiva, tentando evitar que o acidente chegue a acontecer.

Detalhes importantes sobre o Endomarketing

O Endomarketing surge então como uma forma de criar dentro da empresa uma cultura de proteção, criando técnicas de comunicação que conseguem chegar até todos os colaboradores, incentivando e estimulando o uso correto das ferramentas de proteção.

Especialistas em medicina do trabalho criam uma série de modelos ideais para a distribuição em larga escala de informações para sua equipe. Nesse ponto, é importante entender suas necessidades para passar aos funcionários.

O principal ponto aqui é conseguir consolidar a mentalidade de segurança em uma empresa, feito que só é alcançado a longo prazo e com muito trabalho.

Dentre as vantagens estimuladas pelo bom trabalho aplicando a segurança nesses ambientes, podemos citar:

  • Riscos menores;

  • Economia de gastos;

  • Mais motivação da equipe;

  • Melhor relação interpessoal;

  • Menos prejuízo com maquinário.

Todos têm a ganhar com a utilização correta das normas e leis de segurança do trabalho. A empresa evita gastos com indenizações e reparos, e os funcionários mantém seu bem mais precioso, sua saúde.

Alguns elementos podem ser bem básicos, como placas de sinalização de segurança, que identificam diretamente os riscos de estar naquele ambiente e previnem uma série de acidentes.

Além disso, uma equipe protegida tende a se sentir mais confortável no ambiente de trabalho, sendo um grande incentivador do acréscimo de produtividade.

Trabalhar o pensamento dos colaboradores é uma função complexa, uma vez que deve ser feita desde suas bases. O endomarketing utiliza um grupo de ferramentas que pode facilitar muito essa etapa de comunicação, permitindo um maior alcance interno de informações.

Além disso, o endomarketing é um grande contribuidor para o clima organizacional. Todas essas ações visam uma melhoria no ambiente de trabalho, gerando consequentemente um aumento nos lucros da empresa.

Esse tipo de ferramenta multimídia é ideal para alcançar um número maior de colaboradores.

Uma empresa de serviço de corte a laser em acrílico tem equipamentos que podem ser um risco à saúde. Identificar esses maquinários e capacitar seus empregados para uma utilização segura é fundamental.

É possível criar vídeos institucionais, conteúdos escritos e reuniões e palestras para mostrar os riscos que todo colaborador corre dentro da empresa, bem como as medidas que os gestores estão tomando para protegê-los.

O Endomarketing na Segurança do Trabalho

Utilizar esta ferramenta para desenvolver a segurança do trabalho em sua empresa pode tomar uma série de vertentes. É preciso identificar quais ações podem ser mais funcionais para seus colaboradores, investindo nesse tipo de conteúdo.

O primeiro ponto é fazer um diagnóstico da empresa, identificando as principais falhas de segurança e quais medidas podem ser tomadas para proteger a equipe.

Esse tipo de investimento não deve ser feito levianamente, uma vez que comprar o equipamento correto e de qualidade pode salvar a vida de seus colaboradores.

A utilização de adesivos personalizados identificando áreas de risco pode ser uma forma lúdica de lidar com a situação, conscientizando sem prejudicar o ambiente corporativo.

Não economize em segurança, para não ter gastos excessivos com indenização e não ser negligente com sua equipe.

Depois disso, é preciso avaliar o público interno de sua companhia. Qual é o tipo de conteúdo que seus colaboradores preferem consumir? Definir o investimento correto para a criação de material de endomarketing é fundamental para o sucesso na empreitada.

Identifique os objetivos de suas ações. É preciso focar nos movimentos mais urgentes em prol da segurança de seus funcionários.

Defina então se sua campanha começa falando da importância do uso de EPIs, do engajamento de seus colaboradores no processo de tornar o ambiente seguro ou em campanhas motivacionais para conseguir melhorar a moral do time.

É o momento então de implementar essas estratégias analisadas na primeira etapa, garantindo que as informações cheguem a todos os funcionários da empresa.

O conteúdo deve ser acessível para todos, tanto em facilidade de conseguir o material quanto na linguagem utilizada e estratégia de marketing.

Aqui é importante que seus colaboradores sejam afetados diretamente, percebendo sua importância dentro da empresa e o que podem fazer para torná-la mais segura.

Empresas com maquinário de corte, como uma criação de troféu personalizado, precisam levar em conta a necessidade da utilização correta de itens de segurança no período de trabalho.

Depois de completar suas ações de endomarketing, é preciso recolher os dados e avaliar o sucesso de sua campanha.

Identifique os pontos positivos e elementos que funcionaram para sua equipe e quais etapas precisam ser repensadas e abordadas de uma forma diferente.

A importância dos EPIs

Um dos principais elementos de segurança para qualquer empresa são os Equipamentos de Proteção Individual.

Os EPIs previnem que seus funcionários fiquem expostos a riscos que possam levar ao desenvolvimento de doenças laborais, além de prevenir uma série de imprevistos que podem ser graves.

Um acidente grave pode comprometer a vida e a capacidade de trabalho de um colaborador, e usar o EPI correto é um ponto de salvamento nesse tipo de situação.

Para isso, é importante a instauração de uma equipe de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Esse grupo será treinado especificamente para avaliar as possibilidades de acidentes e riscos que podem ser gerados na empresa, de todos os motivos.

Os membros da CIPA então fazem um mapeamento da estrutura comum do empreendimento, identificando quais são os riscos mais comuns e a gravidade que eles podem ocorrer.

Então, estuda-se qual é o melhor tipo de ação a ser tomada no ambiente, seja modificando a estrutura local ou adequando o ambiente e os colaboradores, com equipamentos corretos de trabalho e de proteção.

Um dos principais problemas com relação a utilização de EPIs é a negligência. Isso significa que o funcionário tem acesso aos equipamentos de proteção, mas não tem a cultura de utilização correta deles.

Nesse ponto, é crucial a importância de criar estratégias de endomarketing para que essas pessoas comecem a valorizar os equipamentos de proteção à disposição.

Os valores gastos com segurança, qualidade de vida e conforto de seus funcionários não são simples gastos. São um investimento na qualidade de sua equipe, que ficará muito mais satisfeita de fazer parte de uma companhia que se importa com suas vidas.

Por isso, é crucial utilizar todas as ferramentas necessárias para a conscientização de cada funcionário sobre os benefícios que podem ser ganhos ao estar de acordo com todas as normas e leis estabelecidas, principalmente, para a segurança no ambiente de trabalho.

--

Fonte: @Portogente

7 visualizações0 comentário

Av. Cap. Francisco Inácio, 168 - Centro -  Poá

R. Jacirendi, 60 – Tatuapé -  São Paulo

Poá: (11) 4638-2923 - 4638-7840

Tatuapé: (11) 2193-1051 / 2193-1081

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram

©  2020 by ch34. All rights reserved