top of page
Buscar

Cabe ao líder criar segurança psicológica no ambiente de trabalho



O conceito de segurança psicológica tem se popularizado no mundo dos negócios. Mas, embora a expressão seja usada em posts no LinkedIn ou reuniões do departamento de pessoas, ainda não ficou muito claro para os líderes o que isso quer dizer.


Segundo a diretora editorial de Época NEGÓCIOS, Sandra Boccia (@ssandraboccia), a atitude do líder é fundamental para gerar essa segurança na relação com o time. Em seu boletim “Bolsa de Valores”, na rádio CBN, ela comentou como isso fica claro numa reunião, quando cada integrante da equipe sabe que chegará o seu momento de falar.

Sua disposição para enfrentar essa situação vai depender em parte de experiências anteriores, em casa ou em empregos passados. “Se a pessoa tem a sensação de que não foi ouvida, de que nada que dizia importava, ou pior, de que estava sendo julgada de forma negativa, vai ficar mais silenciosa. E, se o ambiente for hostil, vai ficar mais insegura ainda.”


Para que esse funcionário se sinta confortável, contam as atitudes do líder e da equipe: tratar com respeito os comentários do profissional, fazer com que se sinta ouvido e mostrar interesse no que tem a dizer ajuda a melhorar o clima. “A pessoa vai se sentir vulnerável, e aí vai dizer com mais facilidade o que pensa. A conversa fica mais profunda quando não existem ameaças e a segurança psicológica está presente”, diz Sandra.

Uma boa maneira de se aprofundar no tema, diz, é ler as obras de Paul Axtell, autor de livros como Meetings Matter. Algumas dicas do escritor são:

- é preciso garantir que a pessoa que está falando tenha toda a atenção dos ouvintes, sem conversas paralelas ou interrupções;

- deve-se mostrar interesse na fala do outro, e dizer a ele o quanto sua colaboração foi valiosa;

- faça sempre referência ao que a última pessoa acabou de dizer. “Dessa maneira, você ligará os pontos e construirá uma rede de harmonia entre os presentes”, complementa Sandra.


--

149 visualizações0 comentário
bottom of page